segunda-feira, 27 de abril de 2009
Twitter: A nova sensação da Internet
Simples, curto e com muitas utilidades, assim se resume o microblog Twitter, a febre do momento entre os internautas.
O informativo foi criado em 2006 pela empresa Odeo Inc, em San Francisco, com o propósito de recuperar a instituição que estava sofrendo com a concorrência de marcas como a Apple. A princípio, o nicho era um serviço que utilizava SMS (mensagens curtas por celular) para avisar o grupo de amigos do que estava fazendo. Imaginando o futuro do site, a primeira frase foi postada foi: “Ah isso vai ser viciante” e realmente parece que @Jack, um dos fundadores do universo do Twitter, estava certo. Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online, entre fevereiro e março desse ano o microblog teve um aumento de 96,8% no Brasil, o que representa um crescimento de 344 mil para 677 mil usuários. Já no mundo, o informativo tem 6 milhões de usuários e perde apenas para o MySpace e Facebook em crescimento.
Mas como um simples meio de informação de tornou tão popular? O Twitter conseguiu revolucionar o modo de escrita limitando os twitteiros (como são chamados os participantes) a 144 caracteres. No entanto, não pense que isso deixa os conteúdos do microblog limitado e sem conteúdo. O escritor Cláudio Soares reescreveu a obra sobre a vida de Santos Dumont contida num livro de 464 páginas para o formato do informativo. Incrível, mas possível no mundo contemporâneo em que o tempo é precioso e as pessoas precisam correr para se manterem atualizadas e informadas.
Atualmente, o Twitter se aprimora e se tornou uma ferramenta para propaganda de eventos e também como uma arma de defesa do consumidor. Com o informativo eletrônico, o internauta pode se queixar de um serviço de restaurante, por exemplo, enviando mensagens para seus follower (termo referente aos seguidores de determinadas pessoas no microblog). Assim, todos os usuários ligados à pessoa receberam a informação e o estabelecimento pode sofrer queda de clientes que estaram receosos sobre a qualidade do trabalho daquele restaurante. Caso ocorre algum acidente em determinada via importante da cidade, imediatamente os twitteros podem saber do tamanho do engarrafamento e evitar o local. Desse modo, o slogan dos criadores se tornou “Podemos mudar o mundo com cento e quarenta caracteres”.
A foto do jornalista e apresentador Marcelo Tas estampou o caderno de negócios do jornal Wall Street Journal, em 19 de março, por ter assinado um patrocínio com uma empresa telefônica espanhola. O jornalista, um dos mais populares twitteiros do Brasil, precisava divulgar a instituição, assim envia mensagens aos seus follower elogiando a multinacional.
Com o Twitter, o internauta também pode enviar mensagens via SMS, ler notícias (como na BBCBrasil), comentar sobre assuntos do cotidiano, acessar o Orkut e indicar endereços eletrônicos com vídeos e matérias. Clique aqui e saiba quem tem mais seguidores o Twitter.
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