segunda-feira, 16 de março de 2009

Élida linka suas paixões em monografia


A monografia é talvez o maior pesadelo dos universitários e assusta até mesmo os alunos mais exemplares. A estudante de Comunicação Social Élida Perdigão não foge dos demais acadêmicos. Ela está no sétimo período na faculdade Estácio de Sá e se prepara para concluir seu projeto final de curso.


A jovem escolheu produzir uma análise sobre uma das mais famosas obras literárias do Brasil, “Os Sertões” de Euclides da Cunha. O objetivo da futura jornalista é mostrar o trânsito da linguagem literária com a jornalística, um tema, segundo ela, complicado de se realizar. “Eu procurei um assunto de fácil realização, porém não encontrei nada que gostasse”.


Na época de escola, Élida sempre pensou em fazer o curso de História, no entanto, por ganhar uma bolsa de estudo no curso de Comunicação decidiu entrar na área, mas nunca deixou a paixão inicial de lado. “Eu tenho um amor muito grande pela história e o livro aborda a guerra de Canudos que é um dos fatos mais relevantes do passado brasileiro”, diz a jovem que também é atraída pela área literária. “O tema pode ser difícil, mas eu vou adorar estudá-lo e acredito que isso facilite na hora de produzir minha tese”.


Já em relação à escolha da obra “Os Sertões” a estudante optou pelo livro por ter uma escrita rebuscada e também por conter uma narrativa que foge dos tradicionais textos de história dados nas salas de aula. “Os Sertões traz relatos interessantes de como era o dia-a-dia dos sertanejos de Canudos, assim, humaniza a história e deixa muito mais interessante do que os livros que li na escola”, justifica a futura jornalista que sempre achou que alguns livros sobre o assunto ilustrava apenas um lado do conflito.


A expectativa da estudante, que escolheu o tema apenas no sétimo período, é conseguir uma bolsa para algum mestrado na área de História. “Ainda não abandonei minha paixão pela História e quero uma graduação nessa área”, conclui a estudante. Leia mais:

Cleberton Miranda reúne literatura e jornalismo em monografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário